A Amêndoa

A Amêndoa: Um Livro de Erotismo e Sensualidade

 

 

Este livro está disponível na nossa

Loja Online!

Um livro fascinante, repleto de sensualidade e erotismo.

Um Manual sobre o desejo feminino e a sedução.

Simplesmente irresistível!

 

 

As Mulheres e o Desejo Sexual

 

“Nas últimas décadas, a vida sexual das mulheres tem registado mudanças significativas, acompanhadas de novas perspectivas para a compreensão da sexualidade feminina. Um significativo número de investigações sugere a importância de diferentes dimensões biopsicossociais na determinação das experiências sexuais de funcionamento e satisfação, embora poucos estudos revelem um esforço de integração e consideração simultânea das mesmas, de modo a perceber a sua importância relativa. Por outro lado, apesar da estreita relação entre funcionamento sexual e satisfação sexual, a literatura tem vindo a revelar alguma confusão e sobreposição entre ambos os conceitos.

A análise conjunta de todas as dimensões biopsicossociais confirmou a inequívoca contribuição das variáveis psicológicas para explicar o funcionamento sexual, mostrando-se particularmente importante o facto de a mulher prestar atenção ao seu próprio prazer durante a actividade sexual, o facto das experiências sexuais serem satisfatórias e geradoras de emoções de alegria, bem como a sua auto-estima sexual, ou seja, a imagem que a mulher tem de si enquanto ser sexual.

Relativamente à satisfação sexual, de entre as variáveis com capacidade preditiva, ressaíram como nucleares os aspectos emocionais, particularmente as respostas específicas de alegria e a ausência de culpa durante a actividade sexual, assim como os aspectos relacionais, sobretudo a qualidade do relacionamento, mas também a presença de um parceiro sensível às necessidades e preferências sexuais da companheira. As variáveis cognitivas mostraram também um papel importante, sendo que, nas mulheres, recorrer a fantasias sexuais e focar a atenção no seu comportamento durante a actividade sexual, parecem contribuir para aumentar a satisfação sexual. Além disso, a auto-estima sexual e o facto de, nos seus encontros sexuais, as mulheres terem orgasmos, parecem ser determinantes para as experiências sexuais satisfatórias.” (Sandra Vilarinho, 2010)