Uma história clínica de uma adolescente com 12 anos, com pontuações baixas no Questionário de Autoconceito de Piers-Harris, nas dimensões Popularidade, Inteligência e Ansiedade
Nome: A.
Idade: 12 anos
Queixa: Baixa autoestima e falta de confiança em si mesma
História clínica: A. é uma adolescente de 12 anos que foi encaminhada para avaliação psicológica devido à baixa autoestima e falta de confiança em si mesma. Ao realizar o questionário de Piers-Harris, foi identificado que A. apresentou pontuações abaixo da média nas dimensões de popularidade, inteligência e ansiedade.
Na entrevista inicial, A. relatou sentir-se excluída pelos colegas na escola e que se sente menos inteligente do que os seus colegas, o que a leva a evitar situações que possam expor as suas limitações na área académica. Ela também relatou sentir-se ansiosa com frequência e ter dificuldade em controlar os seus pensamentos negativos sobre si mesma.
Durante o processo de avaliação, foram realizadas sessões de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) com foco no aumento da autoestima e no desenvolvimento de competências sociais. Foram realizadas atividades para identificar e desafiar os seus pensamentos negativos sobre si mesma, bem como para ajudá-la a desenvolver competências sociais, como iniciar e manter conversas com os colegas.
Além disso, foram incluídas atividades para ajudar A. a desenvolver a sua autoconfiança e identificar as suas capacidades e pontos fortes, como a criação de um diário de gratidão e a realização de atividades que ela goste e com as quais se sinta bem.
Resultados: Após oito semanas de terapia, A. relatou uma melhoria significativa na sua autoestima e confiança em si mesma. Ela passou a sentir-se mais confortável em situações sociais e relatou ter feito novos amigos na escola. Além disso, ela relatou senti-se mais segura em relação aos seus desempenhos académicos e estar disposta a participar mais ativamente nas aulas. A pontuação de A. no questionário de Piers-Harris também mostrou uma melhoria significativa nas dimensões de popularidade, inteligência e ansiedade. Ela foi orientada a continuar o acompanhamento psicológico para manter e aprimorar os seus progressos.
Para obter uma avaliação multidimensional do autoconceito em crianças ou jovens, através do Questionário de Piers-Harris, clique AQUI!